28/08/2014

Plebiscito da reforma política terá urnas em Itapipoca, Tururu e Uruburetama

O Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Itapipoca, Tururu e Uruburetama recebeu na tarde de ontem (27) as urnas para o Plebiscito Popular pela Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político. Os trabalhadores de Itapipoca e região se unem, com esta iniciativa, ao movimento estadual deflagrado pela Federação dos Trabalhadores no Serviço Público Municipal no Estado do Ceará (Fetamce), que, durante reunião de Planejamento, discutiu a meta da categoria nas cidades do Ceará para o Plebiscito.

Para quem ainda não sabe, o movimento, popularmente conhecido como Plebiscito da Reforma Política, é uma iniciativa nacional criado conjuntamente por centenas de organizações sociais e indivíduos após as manifestações de junho de 2013 e que tem como objetivo principal sensibilizar a sociedade para, através da participação popular, chamar uma Assembleia Constituinte com representantes eleitos sob novas regras e exclusivamente para criar um novo sistema político com mais democracia.

“Isso porque , mesmo que em opiniões expressadas de forma distinta, a sociedade tem avaliado um mesmo cenário: o sistema político é controlado, hoje, pela elite e o poder econômico, os trabalhadores estão sub-representados e, portanto, salta aos olhos a necessidade de uma reforma na política imediatamente”, explica a presidenta da Fetamce, Enedina Soares.

Sendo assim, os servidores municipais organizados terão o objetivo de colher pelo menos, em cada, cidade, um total de 3 mil votos para o Plebiscito. Em Caucaia a meta avançou para 10 mil.  Um dos alvos principais  do movimento durante a coleta serão as escolas municipais. A arrecadação de votos do Plebiscito Popular ocorrerá na Semana da Pátria (01 a 07 de Setembro de 2014), aonde todos responderão à seguinte pergunta: “Você é a favor de uma Constituinte Exclusiva e Soberana do Sistema Político?”.

Última atualização: 28/08/2014 às 14:44:44