Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras


Notícias

  26/03/2014 

Igualdade racial é tema de atividade nas ruas de Itapipoca no feriado de 25 de março

O dia 25 de março marca um momento monumental na história do Ceará: a abolição da escravatura no Estado. Esta é definitivamente uma data importante na historia dos direitos humanos no Brasil, porque o Ceará foi o primeiro estado a acabar com a escravatura no país, em 1884. Para celebrar a data, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Itapipoca e Região (Sindsep) se juntou ao Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial de Itapipoca e levou para as ruas da cidade o debate sobre os direitos da população negra brasileira.

As atividades começaram às 7 horas do feriado estadual, pela radio Uirapuru de Itapipoca (AM 570), e às 8 horas seguiu com bliz de intervenção da luta dos povos tradicionais no município na Rua Eubia Barroso, próximo ao Banco Itaú, com direito a presença de lideranças dos Movimentos Sociais e com a participação da banda de lata da FACEDI - UECE e do Bloco Afro Baião.

Para Ninivia Maciel, diretora do Sindsep e membro do Conselho Racial, o reconhecimento da data de abolição da escravatura é importante, porém, devemos ser claros sobre seus reflexos. “Mesmo com o fim da escravatura racial, não houve nenhuma transformação real na sociedade. A elite abolicionista do Ceará, que veio principalmente da classe de comerciantes, acabou com a escravatura, principalmente por verem como um empecilho ao projeto de modernidade, mas desigualdade, o racismo de marca, que é pela cor da pele, persistem até hoje nas entranhas de nossa sociedade, pois esta libertação não foi acompanhada de políticas públicas para a população negra, que hoje ainda carrega as marcas dos anos de exploração”, explicou.

Segundo Quitéria Freire, presidenta do Sindicato, é necessário hoje se realizar uma segunda libertação: “Todos os cidadãos brasileiros, especialmente os afrodescendentes, merecem o acesso a educação de qualidade, moradia, transporte publico de qualidade, salários e empregos dignos. Quando estas coisas forem atingidas para as massas, então teremos alcançado a conquista da abolição de forma significativa”, destacou.

Fonte: Rafael Mesquita
Última atualização: 25/04/2014 às 14:12:06
 
Versão para impressão Diminuir tamanho das letras Voltar Página inicial Aumentar tamanho das letras

Comente esta notícia

Nome
Nome é necessário.
E-mail
E-mail é necessário.E-mail inválido.
Comentário
Comentário é necessário.Máximo de 500 caracteres.
código captcha
Código necessário.

Comentários

Seja o primeiro a comentar.
Basta preencher o formulário acima.

SINDSEP Itapipoca, Tururu e Uruburetama
Rua José Romero, 232 - Bairro Sanharão
Itapipoca - Ceará - CEP 62500-000

FONE (88) 3631-1232
sindsepsind@yahoo.com.br
desenvolvimento www.igenio.com.br